terça-feira, 30 de julho de 2019

Programação Moderna em C

O que é?
C é uma linguagem de programação criada na década de 60 e utilizada largamente até os dias atuais. É comum se ouvir que “metade do Universo é escrito em C” e de fato é impressionante o número de aplicações de base escritas nesta linguagem. Exemplos incluem: Linux, Apache httpd, PHP, Java, Perl, Ruby, Python e a API do Windows.
Por que estudar C?
Acreditamos que o estudo da linguagem C é muito benéfico para o profissional que lida com computadores, independente da área. Estudar C nos obriga a focar nas bases da computação, entender como os dados são manipulados em memória pelo sistema operacional e pelo processador, suas limitações e condições para funcionamento. Algumas vantagens de se estudar C são:
  • Pouca coisa "vem pronta" em C, nos forçando a implementar e entender as limitações da computação atual.
  • O programador tem controle quase total do contexto do programa.
  • É uma linguagem comercial, principalmente na era dos embarcados.
Mas C não é velho?
A linguagem foi criada há muito tempo, mas continua sendo atualizada e utilizada. Basta olhar o índice TIOBE, que mede as linguagens mais em alta no mundo, para comprovar o que dissemos. A última atualização na especificação padrão foi em 2011 mas os compiladores adicionam extensões periodicamente. O gcc (GNU Compiler Collection) e o Visual Studio, da Microsoft, são bem famosos, mas há também o clang que ganhou bastante espaço recentemente.
Instrutor


O treinamento
O treinamento Programação Moderna em C aborda aspectos modernos da linguagem, bem como do ecossistema para desenvolvimento de aplicações em C, como o SO, editores de texto, IDE’s, etc.
O curso está no YouTube, no nosso canal Papo Binário, sem nenhum custo. São 20 aulas em 23 vídeos. Segue a lista:
Aula 0: Preparando o ambiente
Aula 1: Funções main() e printf()
Aula 2: Variáveis booleanas e do tipo char
Aula 3: Variáveis do tipo int
Aula 4: Variáveis do tipo float
Aula 5: Arrays
Aula 6: Operadores aritiméticos
Aula 7: Operadores lógicosAula 8: Operadores bit-a-bit
Aula 9: Condicional if
Aula 10: Repetições (Parte 1/2)
Aula 10: Repetições (Parte 2/2)
Aula 11: Ponteiros (Parte 1/2)
Aula 11: Ponteiros (Parte 2/2)
Aula 12: Indexação de arrays e ponteiros
Aula 13: Alocação dinâmica de memória
Aula 14 - Estruturas e Uniões
Aula 15 - Funções
Aula 16 - Macros
Aula 17 - Escopo e classes de armazenamento
Aula 18 - Projeto readpe (Parte 1/3)
Aula 19 - Projeto readpe (Parte 2/3)
Aula 20 - Projeto readpe (Parte 3/3)



@Fernando Mercês


Nenhum comentário:

Postar um comentário