Sabendo que a tecnologia Active Server Pages proporcionada pelo servidor de aplicação nos possibilita criar aplicações web dinâmicas utilizando .NET, vamos então criar um motor básico que utiliza o principio usado por quase todas as aplicações web para o mundo corporativo, ou seja manipulação de dados.
Em aplicações Enterprise os dados na grande maioria das vezes é manipulado através de um servidor de banco de dados relacional, entretanto neste primeiro exemplo vamos utilizar um objeto C# que possibilita a criação de listas para manipular os dados, ressaltando o que realmente nos interessa neste momento é apenas o esqueleto de uma simples aplicação que mostra, adiciona, edita e deleta dados através de uma interface com o usuário.
Criando uma Aplicação Web C#
1- Crie uma aplicação do tipo ASP.NET Web Application com o modelo C# Empty e chame seu projeto deDAWebApp, crie uma nova pagina WebForms chamada default. Crie também uma classe chamada Menssagem. Utilize o código abaixo para cada respectivo arquivo e compile a aplicação:
2 – Para adicionar dados utilizamos a pagina adados.aspx (add), que contem os componentes de acordo com os arquivos abaixo:
3 – Para editar os dados utilizamos a pagina udados.aspx (update) que contem os componentes de acordo com os arquivos abaixo:
4 – Para remover os dados utilizamos a pagina ddados.aspx (delete) cujo código esta disponível também logo abaixo:
Exemplo:
Neste exemplo utilizamos o conceito básico de manipulação de objetos utilizando objetos de lista, que fazem parte do framework de coleções do C#.
Este modelo de aplicação utilizando lista armazena o objeto em uma sessão do servidor de aplicação, tente abrir um outro navegador como o Firefox por exemplo, enquanto roda sua aplicação no Internet Explorer, alimente dados na lista e você irá constatar que devido o uso da sessão cada navegador possui uma lista com dados distintos, já que cada um utiliza uma sessão diferente.
C#
Objeto – Menssagem.cs
Nenhum comentário:
Postar um comentário