terça-feira, 10 de março de 2020

O que é C#?


A linguagem C# faz parte do conjunto de ferramentas oferecidas na plataforma .NET e surge como uma linguagem simples, robusta, orientada a objetos, fortemente tipada e altamente escalável a fim de permitir que uma mesma aplicação possa ser executada em diversos dispositivos de hardware, independentemente destes serem PCs, handhelds ou qualquer outro dispositivo móvel.
O avanço das ferramentas de programação e dos dispositivos eletrônicos inteligentes, criou problemas e novas exigências. As novas versões de componentes compartilhados eram incompatíveis com o software antigo. Os desenvolvedores reconheceram a necessidade de software que fosse acessível para qualquer um e disponível por meio de praticamente qualquer tipo de dispositivo. Para tratar dessas necessidades, a Microsoft anunciou sua iniciativa .NET e a linguagem de programação C#.
Durante o desenvolvimento da plataforma .NET, as bibliotecas foram escritas originalmente numa linguagem chamada Simple Managed C (SMC), que tinha um compilador próprio. Mas, em Janeiro de 1999, uma equipe de desenvolvimento foi formada por Anders Hejlsberg, que fora escolhido pela Microsoft para desenvolver a linguagem. Dá-se inicio à criação da linguagem chamada Cool. Um pouco mais tarde, em 2000, o projeto .NET era apresentado ao público na Professional Developers Conference (PDC), e a linguagem Cool fora renomeada e apresentada como C#.
A criação da linguagem, embora tenha sido feita por vários programadores, é atribuída principalmente a Anders, hoje um Distinguished Engineer na Microsoft. Ele fora o arquiteto de alguns compiladores da Borland, e entre suas criações mais conhecidas estão o Turbo Pascal e o Delphi.
A Microsoft submeteu o C# à ECMA para uma padronização formal. Em Dezembro de 2001 a associação liberou a especificação ECMA-334 Especificação da Linguagem C#. Em 2003 tornou-se um padrão ISO (ISO/IEC 23270). Há algumas implementações em desenvolvimento, destacando-se a Mono, implementação open source da Novell, o dotGNU e o Portable.NET, implementações da Free Software Foundation, e o BDS 2008, implementação da CodeGear.
Introdução ao C#
Windows (.Net) – Linux (Mono) – Mac OSX (Mono)
Objetivo: Aprender C#
1: Tipos, variáveis, operadores
2: Mais tipos, métodos, Condicionais
3: Loops, Arrays
4: Classes e Objetos
Programação orientada a objeto
Definindo Classes
Usando classes
Referências vs Valores
Tipos e métodos estáticos
5: O controle de acesso, escopo de classes , Namespaces, API C#
6: Projeto, Depurando, Interfaces,
7: Revisão, Exceções, I/O
 Visual:  .Net Framework Controls
1: Controles visuais .net framework
2: Controles visuais GTK# Mono (GTK++)

ADO.NET
1: Utilizando C# com banco de dados – Oracle – IBM DB2 – MSSQL Server – MySql – SAP MaxDB
ASP.NET  (Windows e Linux)
1: Páginas ASPX e CodeBehind
2: HTTP Handles (GET e POST)
3: Web Forms
4: ASP.NET MVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário